Descrição

Nem só de cerveja e futebol este país é feito! Parece até que vamos falar do Brasil, mas a cultura dos nossos amigos alemães vai além destes estereótipos, tão conhecidos por nós durante a colonização europeia na região sul. E a VIVA te ajuda a desvendar as curiosidades desta terra tão diversa e fascinante, centro importante do mundo moderno.

Dividido em 16 estados, o território alemão é largamente habitado por uma população gigante – são cerca de 82,2 milhões de habitantes ocupando uma área de mais de 355 mil km². É um dos países com maior distribuição pessoal e territorial do mundo e isso ajuda a entender os investimentos pesados em prosperidade econômica. Haja gente pra viver bem por lá, né?

E disso eles entendem bastante. A qualidade de vida na Alemanha é encarada como responsabilidade social. Livre e democrático, homens e mulheres tem os mesmos direitos no país, que tem a fama da rigidez ao cumprimento e respeito às leis em todas as suas esferas. Verdade seja dita, tudo funciona perfeitamente por lá e a sociedade não deixa de ser aberta por isso.

A educação tem um papel importante nessa desenvoltura. São muitas as oportunidades pra quem mora, estuda e trabalha na Alemanha, desde o ensino infantil até a formação acadêmica – são mais de 400 escolas superiores e quem mora por lá afirma ter muita liberdade para colaborar na estruturação do país, que é um dos três mais procurados por estudantes estrangeiros, logo depois dos EUA e da Grã-Bretanha.

A diversidade é uma característica do cenário cultural alemão. Artes, jogos, cinema, música, designer e as mais diferentes tendências continuam se desenvolvendo no país inventivo e famoso por suas ideias originais. A atmosfera criativa está por todos os lados e as possibilidades de carreira crescem ao passo da qualificação profissional. Invista na vida global da Alemanha, um país em que pessoas do mundo inteiro convivem em paz.

Saiba mais

Idioma: alemão (oficial).
Território: 356.733 km², povoado em todas as partes do seu território.
População: 82,9 milhões de habitantes (2016)
Moeda: euro (€)
Fuso horário: 5 horas a mais que o horário oficial de Brasília
Código telefônico: +49
Clima: O clima alemão é, em grande parte, temperado úmido. Os verões são amenos, atingindo a média de 20ºC. Os invernos são mais rigorosos (temperatura média de -5ºC), onde é comum nevar bastante.
Sistema de medidas: Sistema Internacional de Unidades (SI)
Voltagem: 220 V
Tipo de tomada:

A gastronomia alemã vai muito além das cervejas, chucrutes e salsichas. A primeira, entretanto, é referência mundial e sinônimo de qualidade e variedade, pois no país existem mais de cinco mil marcas de cerveja!

Já vimos que a Alemanha é um país bem povoado e heterogêneo, e esse heterogeneidade também ocorre na sua gastronomia. Apesar dos pratos típicos que variam de acordo com a região, a culinária alemã se mostra autêntica, com sabores únicos.

Se você é um admirador de carnes, as receitas da Alemanha vão lhe deixar com água na boca, pois muitas levam diversos tipos, como: carne de porco, frango, vitelo, gado, javali e veado. Weißwurst, Schnitzel, Currywurst, Bratwurst e Laugenbreze são apenas alguns exemplos dos pratos típicos que você pode encontrar na Alemanha. Os nomes parecem complicados, mas os sabores são simplesmente inigualáveis!

A sociedade alemã é conhecida pela sua capacidade de planejamento e organização. Os alemães são conhecidos por reger suas vidas com muitas regras e disciplina e se orgulham disso. Por esse motivo, a pontualidade, limpeza e a ordem estão totalmente presentes em todos os âmbitos da vida alemã, o que torna a vida no país muito agradável para se viver. Aliás, essa é uma das principais razões pela qual a Alemanha é um dos países mais procurados por imigrantes do mundo inteiro.

No país, o esforço e excelência são reconhecidos, o que faz os alemães considerarem o seu trabalho como uma das coisas mais importantes do dia. Isso está diretamente relacionado com o fato do país ser excelência em esportes, tecnologia e indústria automotiva. No entanto, essas mesmas qualidades fazem com que os alemães possam parecer um tanto distantes e formais no seu dia a dia. Não estranhe se eles se cumprimentarem apenas com um aperto de mão, sem beijos ou abraços.

querem praticá-la.

Visto para turismo: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para estudante: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para Trabalho: obrigatório

Conheça nossos programas na Alemanha

  • Digite o número de semanas.