Descrição

O país mais populoso da comunidade nórdica (9,2 milhões de habitantes) é também um dos mais democráticos, de cultura e história antigas, das cidades incríveis e de paisagens estonteantes. A conhecida postura sueca faz valer a máxima de que o povo de lá é bastante reservado e respeitoso, mas isso só até ganharem a confiança que precisam pra se sentirem mais à vontade.

A prova disso é o “Tack!” para todos os lados, afinal, a palavrinha que significa “Obrigado!” é muito comum de se ouvir. Os suecos amam agradecer e fazem isso por qualquer motivo: Uma forma de devolver a boa educação que lhes fora ensinada.

Os serviços públicos ofertados pelo governo tem um preço bem alto, mas o padrão de vida da população é acima da média e todos os impostos pagos são revertidos diretamente para benefício coletivo. Portanto, dificilmente se notam problemas sociais acontecendo no país.

Esses aspectos refletem diretamente no IDH (índice de desenvolvimento humano) nacional e colocam a Suécia em 9º entre os melhores lugares para se viver. A esperança de vida é gradativa, 98% dos adultos são alfabetizados e as taxas de mortalidade são baixíssimas.

Curiosamente, quase nada tira os suecos do sério. O povo tranquilo que aprendeu a conciliar boas e genuínas relações pratica esse tipo de mantra até mesmo na hora do trabalho, quando não dispensam a hora do “Fika”. Para eles, é o momento ideal de se relaxar e fazer uma pausa nos afazeres. Tomar um cafezinho acompanhado de algum doce entre uma conversa e outra em uma reunião informal e desacelerar para contribuir. Bom, né?

Conheça as principais cidades da terra dos vikings e descubra como elas podem ser perfeitas pra quem pretende passear bastante e descobrir uma porção de curiosidades diferentes das que estamos acostumados. A capital Estocolmo e as vizinhas Göteborg, Malmö e Uppsala são alguns dos lugares fascinantes da maravilhosa Suécia.

Saiba mais

Idioma: sueco (oficial)
Território: A Suécia possui um território de 449,964 km², um pouco maior que os estados de São Paulo e Paraná combinados.
População: 9,7 milhões de habitantes (2016)
Moeda: Coroa sueco (kr)
Fuso horário: 5 horas a mais que o horário oficial de Brasília
Código telefônico: +46
Clima: O país possui três regiões climáticas principais: temperado ao centro; clima temperado marítimo ao sul e clima subártico, ao norte.
Sistema de medidas: Sistema Internacional de Unidades (SI)
Voltagem: 230 V
Tipo de tomada:

Apesar de possuir a fama de pouco diversa, a gastronomia sueca vem adotando novos sabores com o passar do tempo e vem conquistando os seus visitantes pelo estômago! As tradicionais comidas suecas são uma mistura de sensações, perfeitas para invernos rigorosos e verões ensolarados.

Para começar, temos que falar sobre as tradicionais almôndegas suecas, ou melhor, as Kötbullar. Esse prato icônico é normalmente servido com purê de batatas e acompanhado pelo famoso lingon, uma geleia típica do país.

Agora, que nossos amigos portugueses não fiquem bravos, mas o melhor bacalhau do mundo se encontra na Suécia! Lá, ele é servido fresco, como qualquer outro peixe, acompanhado com batatas e legumes. Uma ótima pedida para quem adora frutos do mar.

Igualdade é um conceito importante para a cultura sueca. No país, as relações homossexuais são legais desde 1944. Casais do mesmo sexo têm sido capazes de adotar crianças desde 2003 e se casar desde 2009. Além diso, o país foi o primeiro no mundo a declarar liberdade de imprensa, em 1766.

As expressões artísticas também são fortes em solo sueco. O país é um grande exportador de cultura pop, desde artistas antigos como ABBA e Ace of Base a novos talentos como Avicii, Tove Lo, Icona Pop e muitos outros. Outro sucesso global sueco nos últimos anos tem sido o gênero literário/cinematográfico/televisivo chamado nordic noir, liderado por Henning Mankell e Stieg Larsson.  Esse gênero escandinavo consiste em um drama policial e vem fazendo sucesso mundo afora.

Visto para turismo: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para estudante: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para Trabalho: Obrigatório

Conheça nossos programas na África do Sul

Orçamento Personalizado

Monte o seu intercâmbio

  • Digite o número de semanas.