Descrição

Aquele lugar que você sempre ouve falar, seja pela fama com a fabricação de ótimos relógios, pelo saborosíssimo chocolate ou pela credibilidade dos bancos. Esta é a Suíça, onde tudo está milimetricamente planejado e de acordo com o tempo previsto.

E se você não conhece muito sobre este país, algumas curiosidades poderão te surpreender.

~~> Existem quatro idiomas oficiais na Suíça e o principal deles é o alemão, seguido do francês, italiano e romanche (uma mistura de alemão e italiano basicamente falado na região campestre).

~~> A região dos Alpes suíços apresenta as mais lindas regiões montanhosas e lagos de altitude do mundo, além de estações de esportes de inverno.

~~> O país não conta com sistema de saúde pública, então, todos os moradores precisam ter um plano privado. E apesar desta dicotomia, o alto salário mínimo é suficiente para bancar essa despesa.

~~> Ninguém entra de sapatos em moradias suíças. É um desrespeito sujar o chão lustroso das casas com restos de neve ou marcas da rua.

~~> 95% das ruas suíças são extremamente limpas e bem organizadas. É quase um mandamento seguir à risca essa “frescura” com limpeza e boa aparência.

~~> O país também é referência em setores como companhias farmacêuticas e sistema único de ensino.

Apesar de uma nação de grandes proporções e da notívaga importância mundial, a Suíça mantém tradições rurais que ainda são muito marcantes. A exploração no pasto alpino tem longa tradição e até hoje a ordenha de rebanhos, confecção de queijo e a conservação do leite são atividades comuns. A vida campestre também reserva uma série de festas populares locais diferentes, sempre no início do verão.

Conheça a Suíça de norte a sul em 2h de trem. Você percorrerá roteiros interessantes, como a parte alemã do país, passando pela histórica Lucerna e a moderna Zurique e seguindo rumo sul, às francesas Lousanne e Montreaux, próximas do Lago Lémen, numa região conhecida como Riviera Suíça.

Outros locais muito proveitosos para contemplação são as Cataratas de Reno, a maior cachoeira em amplitude da Europa; TriftBrücke, a ponte suspensa para pedestres mais longa dos Alpes suíços; Jungfraujock, a estação de trem mais alta da Europa e Alpine Coaster, o tobogã mais alto já construído.

Saiba mais

Idioma: dinamarquês (oficial)
Território: a Suíça possui um território de 41.290 km², com 70% formado por montanhas.
População: 8,3 milhões de habitantes (2016)
Moeda: franco suíço (Fr)
Fuso horário: 5 horas a mais que o horário oficial de Brasília
Código telefônico: +41
Clima: O clima é moderado, sem calor, frio ou umidade intensos. Durante o verão, temperatura varia entre 18 e 28° C. No inverno, a variação é de -2 a 7°C
Sistema de medidas: Sistema Internacional de Unidades (SI)
Voltagem: 220 V
Tipo de tomada:

A Suíça pode ser pequena no tamanho, mas a sua diversidade culinária é gigantesca. A gastronomia do país é influenciada pelas cozinhas alemã, francesa e italiana, mas também possui a sua própria identidade. Os pratos típicos da Suíça refletem as belezas naturais a do país, com iguarias que dão água na boca!

Um dos pratos mais consumidos em solo Suíço, principalmente durante o inverno, é o fondue de queijo. Essa saborosa receita consiste em pequenos pedaços de pão espetados em pequenos garfos, especiais  para o consumo de fondue, e mergulhados em queijo derretido, que fica concentrado em uma panela de cerâmica conhecida como caquelon.

Porém, para alegria dos chocólatras de plantão, o alimento suíço mais popular ao redor do mundo é,  sem dúvidas, o seu chocolate. O chocolate suíço ganhou fama mundial no final do século XIX,  graças à invenção do chocolate ao leite e do chocolate cremoso, pelos suíços Daniel Peter e  Rodolphe Lindt,  respectivamente. Então, quando for á suíça, não deixe de provar o melhor chocolate do mundo!

Os suíços, em geral, gostam de regras e ordem, portanto você deve respeitar os seus costumes. Em relação a cumprimentar um estranho na Suíça, você deve tomar muito cuidado, pois corre o risco de deixar a situação muito desconfortável.

Se você estiver conhecendo alguém pela primeira vez, estique sua mão e diga grüezi (olá). Se você encontrar um conhecido, deve beijá-los três vezes: uma vez a sua bochecha direita, depois na esquerda e depois na direita novamente. Agora se você é bons amigos com a pessoa, deve beijá-la somente uma vez. Esses comprimentos são feitos somente entre mulheres ou mulheres-homens. Os homens se cumprimentam com um aperto de mão ou um pequeno abraço.

Visto para turismo: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para estudante: obrigatório somente para períodos acima de 90 dias
Visto para Trabalho: Obrigatório

Conheça nossos programas na África do Sul

Orçamento Personalizado

Monte o seu intercâmbio

  • Digite o número de semanas.